sexta-feira, 2 de julho de 2010

Duas palavras: Saudades e Obrigada

E foi no dia 24 de Setembro de 2009. E agora vocês perguntam, “o que?”, e eu digo-vos que esse dia foi muito importante na minha vida porque a minha vida mudou. Mudou a minha vida, mudaram as vossas vidas, mudou a minha rotina, mudou a minha maneira de ser, mudaram os meus amigos, mudou a minha maneira de olhar e encarar a vida, mudou a minha felicidade, mudou a minha forma de lutar, mudaram os meus transportes públicos, ate o meu peso mudou e bem podia continuar porque foi de facto um dia de mudança.



“olá! Es de Cardio?”, foram as primeiras palavras proferidas e dirigidas a mim e no qual eu nunca me vou esquecer. Vocês já se conheciam (quase) todos da primeira semana de praxe e eu entrei ali completamente as cegas. Confesso que tinha medo. Será que são simpáticos? Será que são ranhosos? Será que são de longe? Será que são de perto? Será que gostam de se rir como eu ou são monótonos e gostam de estar sozinhos? Tanta coisa me passou pela cabeça e não sabia como me dirigir a vocês, não sabia como falar com vocês ou até mesmo se o facto de eu me rir para vocês era mau ou bom.
Mas passada a primeira semana de aulas foi tudo diferente. Continuava com medo de contactar com algumas pessoas mas havia outras que conseguiram pôr-me logo à vontade. A delegada ficou logo a saber o meu nome completo, onde morava, o meu aniversário, o meu e-mail. Fiquei a saber também que a Dantas gostava de comer chouriço com leite. Que a Carolina já tinha participado no concurso dos Ídolos e que cantava bem. A Andreia tinha estado em Cardio em Castelo Branco. O Jorge e o Luís eram do INEM. A Sónia era dos Açores e sentia muita saudade do irmão naquela semana. Enfim, foram muitas informações de uma só vez e que me deixaram muito contente, porque a cada momento que eu passava com vocês eu pensava “eles são todos grandes malucos e eu estou a adorá-los”.



A minha primeira aventura com vocês foi no tão esperado e desejado Comboio do Caloiro. Tive a minha grande revelação naquela noite, mas só para alguns, e só me sabiam dizer “a Célia está possuída” enquanto que eu pensava “eu sou assim”. Gostei! Gostei porque deu para me aproximar de vocês, falar de mais coisas com vocês, sentir a verdadeira adrenalina da Praxe com vocês, foi bom ficar rouca, ficar com os joelhos doridos, insultar as outras faculdades, dançar, empurrar, beber Vinho do Porto as oito da manhã, e isto tudo com vocês!



E os dias foram passando e mais momentos inesquecíveis aconteciam. Chegou o dia do Baptismo. Mais uma vez, não partilhei da Latada com vocês. Por volta das sete e meia começavam a molhar as cabecinhas dos caloiros, e quem sabe algo mais, e eu as sete horas da noite tinha acabado de aterrar no aeroporto do Porto.”Padrinho, não baptizes as minhas irmãzinhas sem mim!”. Foi mesmo uma boa ideia os malditos do ISEP lembrarem-se de colocar Sonasol na Praça dos Leões, atrasou tudo e eu cheguei a tempo.



Já havia uma rotina estabelecida e os transportes públicos já faziam parte dos meus essenciais, faziam parte do meu dia. Começaram as frequências, mais tarde os exames. Agora já era a doer. A azáfama e preocupação de estudar e meter tudo na cabeça para passar a tudo era a minha grande preocupação e cheguei a sentir-me incapaz em alguns momentos. Mas essa é uma palavra que não deve fazer parte do nosso vocabulário quando estamos juntos porque com vocês, consegue-se tudo.
Alguém se lembra da Festa doa Malucos? Acho que a pergunta é mais, quem é que não se lembra da Festa dos Malucos? E podem vir com tretas como “oh foi uma festa como as outras, aliás, já fui a melhores” pois eu não digo isso. E não venham com tretas porque foi uma festa brutal só pelo facto de estarmos (quase) todos juntos. Tudo é único e especial quando é feito com vocês. Ah, e inesquecível claro.




Estava-se a aproximar o final da nossa querida praxe. Estava-se a aproximar a mais esperada de todas “Praxe culinária”. E eu em casa com o meu “querido” furúnculo. Vi e revi as fotografias, contaram-me episódios que se tivessem passado, muitos pormenores me foram revelados mas nada do que eu pudesse ver ou ouvir seria igual ao ter vivido essa experiência com vocês. Mas ao mesmo tempo ficava contente porque lembrava-me os quão queridos e preocupados vocês foram comigo naquela maldita semana em que a única coisa que conseguia fazer era estar deitada de rabo para o ar.




E a praxe chegou mesmo ao fim. E nos últimos dias via-se bem que Cardio era especial. Lembro-me de estarmos a trabalhar nos preparativos do Cortejo e enquanto que as outras manadas estavam sentadas a fazer flores e a olharem para nós, nós cantávamos e picávamos os Doutores. A bem dizer, fazíamos a festa, mandávamos os foguetes e apanhávamos as canas.
E o julgamento? De facto uma coisa muito bem elaborada. Quando me apareceram aqueles cornos enormes à frente tive medo. Ok, mas a partir de aí não parei de rir. Foi do melhor ter ficado naquele grupo gigante em que estava a maior parte da manada mais fixe.
No dia seguinte, era o dia. Era o dia de deixar o kit em casa e usar aquela capa fantástica e os sapatos que fazer doer os pés. Foi simplesmente lindo. Eu bem fui com a intenção de não vou chorar, não vou chorar, não vou chorar, ok vou chorar. E nesse momento pensei “parece que ontem vos conheci, mas afinal hoje vocês são os melhores na minha vida”



E agora vem o dia da loucura: o Cortejo. Quantas vezes é que dançamos aquela magnífica música? 7? 8? Não sei bem, mas naquele dia não me fartava de dançar porque era, de facto, o último. “ao passar a Tribuna deixarei, de ser caloiro deixarei, de ser caloiro”. Nesse dia não me cansei de recordar tudo o que tinha passado com vocês. Momentos bons, momentos maus, momentos de injustiça, momentos de gozo, momentos de cansaço, momentos de pura felicidade, momentos que vivi, momentos que não vivi, momentos que queria ter vivido, todos os momentos que com vocês são únicos. Tanto que sofremos para passar aquela Tribuna e naqueles míseros momentos o que sentíamos era: saudade.

Passou-se a sessão de choro e saudade, passou-se a fase das recordações e depois disso íamos pela primeira vez juntos para a Queima! Muito bom. Dançar ao vosso lado e ao som do Quim Barreiros foi do melhor. Pena que fiquei doente no dia a seguir e não fui mais com vocês.
Também ninguém se esquece quando dançamos, aqui sim pela última vez, “I Gotta Feeling” trajadinhos. Não comecem com coisas, foi um momento bonito. E mais outro momento especial foi a Imposição das Insígnias. E aí sim, acabou a praxe, para o ano há mais.



turutututururuturuturu CARDIO
turututuruturutururutu CARDIO

E quem tem um site quem é? Nos! Ahah www.cardiopneumologia.com. Ok deu muito trabalho, parte dele não reconhecido mas ainda deu para recebermos um elogiozito do professor.



E pronto, cá estamos nós. Acabaram os exames da época normal, estamos nós em casa, alguns sem fazer nada, outros na praia, e outros sabe-se lá onde. E eu só vos digo uma coisa: já tenho saudades. Saudades de ouvir a Carolina cantar, saudades de ouvir as gargalhadas da Ana Balta, saudades das caras expressivas da Pimenta, saudades de ouvir as histórias de comboio da Sales, saudades de ouvir da Andreia sobre a descoberta de uma nova fórmula matemática, saudades que a Isabelinha me acorde de manhã cedinho, saudades de ouvir a Ângela a cantar o hino de África do Sul, saudades de ver a Bruna na tuna, saudades da Carina a chamar-me amígdala, saudades da General e falar à Gondomarense oh mano, saudades da Daniela Sousa quando bebia café de cinco em cinco minutos, saudades da Exótica a rir-se das figuras tristes que eu faço, saudades da Daniela Marisa em gozar literalmente comigo, saudades da Daniela Suzy com aquele sotaque de Resende, saudades da Di Sousa a falar do visinho fantastico ou a fazer palhaçadas, saudades da Diana Marques quando me chama anormal, saudades da Joana loira quando se esquece do que quer que seja, saudades da Jo quando faz a dança do balcão, saudades da Dantas quando faz as coisas mais impensáveis onde quer que seja e a quem quer que seja, saudades do João a pedir-me coisas, saudades do Jorge a dar acções de formação, saudades da Karina a chamar-me coisas estranhas, saudades de chamar Pikachu à Kelly, saudades das piadas com cartão amarelo humorístico do Panisgão, saudades das experiências do Luís Pinto, saudades das coisas parvas da Mafalda, saudades da conjuntivite da Marta, saudades do Miguel quando pega comigo, saudades de ouvir a Patrícia dizer “ruim” ou “dar fé”, saudades das coisas certas que o Pedro diz, saudades das coisas que a Shirley diz, faz ou escreve, saudades de ouvir a Sara a chamar-me trenga e dizer que eu não existo, saudades das saídas impróprias da Sónia, saudades das bebedeiras do D. Tiago, saudades do machismo do Tiago Matos, saudades do espirro da Vanessa.

Perante tudo o que passei com vocês, tudo o que fizeram por mim, por todo o carinho que me deram, por toda a entrega, por tudo, só vos tenho a dizer “obrigada”.




E nunca se esqueçam: a glória de um é a glória de todos.

6 comentários:

  1. Oh Cé....
    Puseste me de lágrima no olho não vale....
    É lindo isto tudo e pro ano muito mais há-de vir...
    Vamos ser muito felizes todos juntos e vamos ter muitas histórias para contar aos caloiros xD
    E momentos como estes fazem com que olhemos para tras com um grande sorriso... e Tu ajudas te nos muitos naqueles dias em que nem toda a gentes estava bem disposta lá estavas tu para nos animar... para ser preversa.. para contar uma piada ou simplesmente fazer aquele som daquele animal fantástico que só tu sabes..
    Foste muito especial e importante ao longo deste ano e vais continuar a sê lo pro resto da vida :)
    Beijinho grande minha campeã do mundo xD
    Gosto muito de ti
    e de voc~es todos meus coraçõessinhos (mandei vos um beijinho especial pelo porto canal dá dia 10 :) )
    Carol*

    ResponderExcluir
  2. Saudades, obrigada por tudo e adoro-vos, acham que são as melhores palavras que podem tentar dar uma ideia do que sinto.

    .K.

    ResponderExcluir
  3. Enfimm, tbm fiquei com as lágrimas nos olhos ao ler isto.
    Oh, menina da minha amigdala, foram sim muitos bons momentos...

    e ficam as saudades ...

    gosto mto de ti, das nossas conversas no msn e conspiraçoes lool

    beijinhoss

    Carina Costa

    ResponderExcluir
  4. Admito que também fiquei com a lágrima no olho Cé :)

    O texto está mesmo bonito, realista!
    Vocês são todos as melhores pessoas e adoro-nos ^^

    Já tenho saudades ...

    Ao ler isto lembrei-me daquele dia em que foi tudo estudar e ficámos nós as duas na praxe, porque já que não tinhamos estudado, não ia ser numa horinha que iamos estudar xDD Só nós a "representar" cardio e a ser agredidas naquele jogo idiota e que havia gente a leva-lo sério de mais xDD GOSTO MUITO DE TI

    ResponderExcluir
  5. Todos os momentos que aqui relataste foram os mais intensos, mas não representam nem uma pequena parte de tudo aquilo que vivemos juntos.
    Muito mais do que uma turma, somos um grupo verdadeiro grupo de amigos, uma família, que jamais esquecerá todos os momentos de glória que viveu durante este primeiro ano, em que todas as tarefas podiam parecer complicadas, mas que foram feitas com muita dedicação de forma a que fossem bem sucedidas. O melhor de tudo foi que nos divertimos mesmo quando poderíamos andar mais cansados e com menos paciência para brincadeiras.
    Os vossos sorrisos, a vossa animação foram sem dúvida elementos essenciais para que nunca baixasse os braços quando não me sentia capaz de concretizar alguma coisa.

    A vocês tenho de agradecer todos os momentos, que espero que sejam melhores a cada ano que passe.

    Gosto muito muito de vocês :')

    ResponderExcluir
  6. Aqui está o meu comentário:P

    Não que mereças, mas pronto:P

    é óptimo ao longo da nossa vida encontramos pessoas que se tornam importantes e essenciais... A amizade verdadeira é algo difícil de se ter... mas este ano criei algumas...

    Espero que os próximos 3 anos sejam tão bons ou melhores que este...

    Este é o sítio onde sempre que quis e não podia ter melhores pessoas para me acompanhar na viagem...

    Adoro os risos, os olhares cúmplices contigo;9

    És importante!

    beijinho*

    Daniela Santos aka General:P

    ResponderExcluir